top of page
Buscar
  • Foto do escritorJanaína Oliveira

Panorama das Comunidades

Quando penso em comunidades, umas das perspectivas que enxergo é a possibilidade de crescimento que você pode alcançar na sua carreira profissional, isto devido ao acesso ao conhecimento que você pode ter em eventos, nas trocas individuais com outros membros do grupo, ao fator de ter um grupo de apoio com interesses e propósitos semelhantes e também ao fato de que ao participar de comunidades, nós naturalmente nos expomos mais , e com isto, é natural ser reconhecido no grupo, ter acesso à informações e oportunidades que provavelmente não teríamos se ficássemos apenas "no nosso mundo".


Quando alguém participa de uma comunidade, um mundo de novas oportunidades se abre.


Os ganhos ao participar dos eventos de uma comunidade?


Networking e Conhecimento: Toda dinâmica de uma comunidade é favorável ao networking, além da grande probabilidade de adquirir mais conhecimento com : eventos, lives, palestras e workshops realizados.


Apoio e Recolocação no Mercado de Trabalho: Em decorrência do networking e das experiências compartilhadas, algumas amizades podem surgir e também com ela a possibilidade de um novo emprego. É muito mais fácil você indicar para uma vaga da sua empresa alguém que você conhece, admira e tem propósitos e valores em comum, você não acha?


Onde começar?


A pergunta mais frequente que escuto é: Onde começar?


Primeiramente, acredito que você precisa entender qual o seu tema de interesse, encontrar alguma comunidade que faça sentido para você participar e depois conferir a agenda de eventos do grupo.

Caso tenha dúvidas onde procurar estas comunidades, há várias formas, entre elas:

Para facilitar este processo para algumas pessoas, decidi consolidar algumas comunidades que eu conheço ou que já me indicaram em algum momento da minha carreira na imagem abaixo:



Comunidades - Descrição e link de Acesso


Agora que você já sabe qual o seu tema de interesse e viu a imagem acima, você pode saber mais sobre a comunidade pela nossa breve descrição, e claro, ter ainda mais detalhes clicando no link e sendo direcionado para a página oficial.


Agile Campinas : Comunidade voltada à pessoas interessadas em assuntos relacionados a agilidade, desde o desenvolvimento de software e produtos até áreas além da TI.

Descomplicando Agilidade: Comunidade de pessoas engajadas na transformação dos ambientes corporativos e nos caminhos pelas quais os resultados são gerados.

Product Tank : São eventos realizados pela comunidade Mint The Product ao longo do mundo, o foco é Produto.

Lean Coffee : Comunidade voltada à pessoas com um interesse em comum (Lean/Agile) que se reúnem para conversar e trocar experiência

Agile Beer: Comunidade voltada à pessoas com interesse em falar sobre Agile, compartilhar conhecimentos e dores. Comunidade global com grupos locais ao redor do mundo

Scrum Aplicado: Comunidade voltada ao compartilhamento de conhecimento de agillidade, porém com foco em Scrum

Business Agility Meetups: Comunidade voltada a líderes que estão em fase de transição e pretendem aprender sobre agilidade além do mundo de desenvolvimento de software

Scrum|SP: A comunidade Scrum | SP é destinado a troca de experiências e fortalecimento da comunidade Scrum.

Meetup Scrum com Kanban Brasil: O Meetup Scrum com Kanban Brasil foi criado para reunir pessoas interessadas em aprender e compartilhar conhecimento sobre o tema.

Agile Testers : Comunidade voltada ao compartilhamento de conhecimento sobre testes ágeis.

Produto IO : Comunidade voltada ao compattilhamento e troca de conhecimento sobre Produto.

Mulheres de Produto : Tem como objetivo Abrir as portas para que mais mulheres ingressem na área de Produto e Tecnologia.

Mulheres Agilistas : Tem como objetivo conectar mulheres que transformam as organizações

UX para Minas Pretas : Comunidade que promove a equidade de mulheres negras no mercado de tecnologia com foco em UX

Ladies That UX : Comunidade focada no público feminino que possui um número crescente de grupos locais baseados em diversas cidades ao redor do mundo.

Cloud Girls : O maior meetup de cloud do mundo e focado no público feminino.

Test Girls : A comunidade Test Girls tem a missão de oferecer às mulheres um espaço seguro para aprendizado, crescimento e networking. Carreira, tecnologia e qualidade.

Devops Girls : comunidade para pessoas desenvolvedoras de Android de todo o Brasil.

Android Dev BR : Comunidade para pessoas desenvolvedoras de Android de todo o Brasil.

Sou Java : Comunidade voltada as pessoas que desenvolvem e estudam sobre a linguagem de programação Java

Programaria: A missão da PrograMaria é empoderar meninas e mulheres por meio da tecnologia e programação.

PyLadies: O PyLadies é uma comunidade mundial que foi trazida ao Brasil com o propósito de instigar mais mulheres a entrarem na área tecnológica.

Django Girls: A comunidade Django Girls organiza workshops gratuitos de Python e Django, cria tutoriais online de código aberto e faz a curadoria de primeiras experiências incríveis com tecnologia.

RailGirls: O objetivo é fornecer ferramentas e uma comunidade para que as mulheres entendam a tecnologia e construam suas ideias

WomenWhoCode: Comunidade global que tem por objetivo capacitar mulheres na tecnologia para que elas ocupem proporcionalmente os papéis na sociedade.

WoMakersCode: Fortalecer o protagonismo feminino na TI, através do desenvolvimento profissional e econômico


Curtiu? Comenta aqui.


Faltou alguma comunidade que você recomenda? Compartilha conosco 😉

BLOG

Categorias

bottom of page