top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernanda Lorenzetti

Quero aprender sobre Ágil: por onde começo?

Atualizado: 25 de abr. de 2022



É sempre difícil saber por onde começar a estudar a cultura ágil e suas práticas. Recebo muitas perguntas sobre isso e resolvi compartilhar como foi a minha jornada, os conteúdos sobre agilidade que foram importantes para mim no início da carreira.


Especialmente àqueles que tem interesse em ser Scrum Master ou Agile Coach estes conteúdos são uma boa pedida. Porém também se aplica a qualquer função que almeje a promoção da cultura ágil no seu contexto (desenvolvedores, analistas, product owners, QAs, etc).


Atualmente sou Agile Coach porém comecei a estudar sobre a cultura ágil quando era Analista de Processos e Gestora de Projetos. A partir dessas funções fui me aperfeiçoando e caminhando para ser Agile Coach com enforque na dimensão cultural e organizacional.


Esta não é uma receita de bolo, apenas o que foi importante pra mim no começo de tudo. Espero que ajude também a sua trajetória, que é única e especial.


O Manifesto ágil


O primeiro passo é conhecer bem os valores e princípios do manifesto ágil de desenvolvimento de software construído em 2001 nos Estados Unidos por um grupo de profissionais inconformados com a forma de trabalho da época. A palavra Ágil nasceu neste encontro.



Cursos presenciais


Eu adoro aprender numa sala interagindo com outras pessoas e ouvindo de um mestre. E pra mim, os seguintes cursos, nesta ordem, fizeram toda a diferença.


1. Certified Scrum Master (CSM/ Scrum Alliance)


Curso de 2 dias ministrado pela Knowledge21 (outras empresas também ministram, mas a K21 é fera!).


Ao final do curso você poderá fazer uma prova da Scrum Alliance para validar os conhecimentos e adquirir a certificação que é válida por 2 anos.


Foi o primeiro choque de realidade que tive. Apesar de parecer ser uma formação focada no papel de Scrum Master, ela traz muito mais o entendimento completo da cultura e práticas ágeis com enfoque do framework Scrum. Não se apegue ao papel, o curso vai além. Recomendo a qualquer pessoa que queira mergulhar nesse mundo. Comece por aqui :)


2. Kanban System Design I (KSD I / KMP I / Kanban University)


Curso de 2 dias ministrado pela Aspercom (outras empresas também ministram). Não é necessário prova para validar a certificação.


O método Kanban é um método para gestão do trabalho do conhecimento criado em 2007 criado por David Anderson. Se baseia principalmente na otimização de fluxo de valor e na limitação do trabalho em progresso. Está em grande adoção no Brasil e outros países.


É importante compreender diferentes métodos/frameworks para você experimentar nas equipes em que atua. A Aspercom aplica um game bem interessante e prático sobre o método.


3. Outros: aprofunde o conhecimento desejado


A partir dos 2 cursos anteriores e das leituras que você estará praticando terá mais clareza de qual assunto gostaria de focar nos próximos cursos. Aqui vai alguns cursos que você pode aprofundar outros conhecimentos:

  • Management 3.0 pela Knowledge21: uma abordagem da nova gestão em ambientes complexos e com profissionais do conhecimento. Excelente para foco em lideranças de todos os níveis.

  • KSD II pela Aspercom: um mergulho nas métricas e na forma de escalar o método Kanban.

  • CSPO (Certified Scrum Product Owner) pela Knowledge21: curso com foco na esfera de produto do framework Scrum e o papel do Product Owner.

  • CSD (Certified Scrum Developer) pela Knowledge21: foco no desenvolvedor ágil.


Cursos Online


Além do Clube, recomendo o curso Zen e a Arte da Gestão de Software da plataforma Software Zen que fiz em 2020. É um ótimo conteúdo sobre análise sistêmica, foco na eficácia e fluxos de trabalho.


Livros

Confesso, não sou muito fã da leitura de livros… mas estes livros abaixo marcaram minha carreira e me ajudaram bem no início a entender sobre o Scrum, Kanban, Lean e coaching de equipes em transformações ágeis.

  1. Coaching Agile Teams: A Companion for ScrumMasters, Agile Coaches, and Project Managers in Transition / Lyssa Adkins

  2. How to change the world: Change Management 3.0 / Jurgen Appelo

  3. Essential Kanban Condensed / David J. Anderson



Experiências


Recomendo muito passar por essas experiências para fortalecer e exercitar o conhecimento.


1. Experimente algo novo onde você estiver agora


Não espere ser promovido à uma função específica. Você consegue gerar debates, inspirar as pessoas, passar conhecimento em qualquer equipe que estiver inserido hoje. Puxe as conversas com os colegas, tente alguma nova prática. Vá sentindo o espaço e ganhando confiança. A experimentação é a melhor forma de aprender.


Se você deseja aprender a nadar, será muito difícil aprender sem colocar o pé na água. Busque uma piscina mais rasa para as primeiras braçadas. Pratique! Isso vale para qualquer conhecimento novo desejado.


2. Participe de eventos e se conecte com as pessoas


Conhecer novas realidades enriquece nossa capacidade crítica e incentiva a procurar novos conhecimentos para aplicar. Estes são os eventos que recomendo:


3. Seja voluntário em eventos


Diversos eventos da temática Ágil acontecem por ano e geralmente uma equipe de voluntários é formada para auxiliar na organização. Os eventos citados acima são excelentes oportunidades pra viver a experiência de time auto organizado e no qual aplicam práticas ágeis. Você acaba fazendo amizades e ampliando networking que te ajudarão em futuras oportunidades.


Fui voluntária no Scrum Gathering Rio e foi incrível viver a cultura ágil na prática e de quebra assistir a palestras de nível nacional e internacional.


Recomendo você ir em eventos como participante, e numa próxima edição aplicar para ser voluntário(a). Fique atento(a) às datas de submissão. :)


— —

Boa sorte na jornada! Tem dúvidas, sugestões, dicas? Compartilha aqui nos comentários.

BLOG

Categorias

bottom of page