top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernanda Lorenzetti

Sem formação técnica em TI: posso ser agilista?

Atualizado: 31 de out. de 2021

"Então.. eu não tenho formação técnica em TI".

Eu me habituei a falar isso pras pessoas pra explicar que vim da área de humanas no início da carreira. Tenho formação em Administração, e caí de paraquedas na área de tecnologia e agilidade. Ainda causa estranheza nas pessoas o fato de uma agilista (principalmente em papéis de Agile Coach, Agile Master ou Scrum Master) não ter formação técnica em tecnologia. Provavelmente isso pode acontecer com você.


Minha trajetória foi inusitada. Estagiei por alguns anos na área de gestão de projetos e por indicação de uma amiga entrei numa empresa de tecnologia no departamento de Desenvolvimento de Software. Eles estavam precisando de alguém pra conduzir projetos de melhorias no departamento. No início ajudei em projetos de testes e de integração contínua.


E agora? Eu não sabia nem o que era um deploy.


Foto do início da carreira ao lado dos Desenvolvedores e todo time de Engenharia de Software - SOFTPLAN

De onde veio o aprendizado


Muito do meu aprendizado foi essencialmente vivenciando a prática, observando todo o fluxo de trabalho dos desenvolvedores e pessoas envolvidas neste processo, entre elas pessoas de negócios e líderes.


E principalmente das conversas que eu tinha com essas pessoas. Eu simplesmente perguntava pras pessoas os conceitos quando não entendia alguma palavra.


Além disso, corria pro Google pra pesquisar e estudar muito.


Habilidades


Duas grandes habilidades foram essenciais pra vencer os desafios da distância do conhecimento técnico:

  • Curiosidade: foi preciso curiosidade para compreender o processo já que eu não dominava os termos técnicos. Gerar infinitas conversas e me aproximar das pessoas pra aproveitar o aprendizado.

  • Autoconfiança pra não se exigir demais: É essencial que a gente se permita não dominar tudo. Se permitir ser o eterno aprendiz, compreender que não sabemos tudo, e ter confiança quando alguém questionar ou fazer uma brincadeira sem graça sobre o tema. (Ainda mais se for mulher, isso piora nos ambientes de TI)


A graduação é realmente isso tudo?

Saí da graduação em Administração sem saber na prática a abrir uma empresa (CNPJ). Nas graduações de Computação e Análise de Sistemas você aprende sobre métodos ágeis mas também tem dificuldade de aplicar na prática.

Pois é! As graduações técnicas também deixam a desejar em conhecimentos práticos de agilidade, assim como a graduação de ADM também não é perfeita. Muito do que precisamos pro dia a dia no trabalho aprendemos na raça: com muito estudo paralelo e praticando!


Então depois de 8 anos nessa área, e crescendo a ponto de se tornar uma Agile Coach Sênior posso afirmar que ter formação técnica não é um limitador de carreira.


O que aprender

O que vai alavancar a sua carreira é:

  • Compreender minimamente como funciona o processo ponta a ponta do desenvolvimento de software

  • Entender os atores principais (papéis, lideranças, departamentos envolvidos no processo, usuários)

  • Desafios enfrentados nessa área, como por exemplo: impacto do débito técnico, custo de desenvolvimento, tecnologias antigas, distanciamento com usuário/cliente, entre outros.

  • Overview das boas práticas em desenvolvimento de software: automação, qualidade de software, pair programming, refactoring, devops entre outras.

Você consegue isso através de cursos rápidos sobre tecnologia (como Udemy, Coursera, Hotmart) ou no Youtube e também através da vivência prática em ambientes de tecnologia.


Também recomendo esses materiais para ampliar a percepção sobre essa temática:

  • Estudar sobre o Extremming Programming (XP): gostei muito deste ebook sobre aplicação de Scrum e XP numa visão prática.

  • Livro O Codificador Limpo: o livro aborda sobre os comportamentos esperados do profissional de desenvolvimento de software. Alguns capítulos dão boa visão sobre isso. Veja se tem algum amigo desenvolvedor que possa te emprestar o livro :D


Hoje quando alguém me questiona sobre a minha formação digo:

Eu entendo de gente que trabalha com tecnologia.

Não cito mais a formação pois isso é irrelevante. Estudei, me dediquei e hoje domino agilidade em ambientes de T.I.


---

Se você quer saber mais sobre papéis como Agile Master, Scrum Master e Agile Coach, confira o Clube da Agilidade, uma plataforma completa de conteúdos de Agilidade que oferece uma boa visão da profissão antes de sair investindo em certificações :)

BLOG

Categorias

bottom of page