"Parabéns, você iniciará um trabalho remoto!" E agora? Que ferramentas preciso?
Depois de 1 ano e 6 meses trabalhando 100% remoto como Agile Coach de várias equipes distribuídas na área de tecnologia, consolidei as opções de ferramentas que encontrei no mercado e destaco as minhas prediletas, principalmente no contexto de condução de equipes criativas.
O trabalho remoto não se resume a ferramentas, entretanto elas potencializam o trabalho para além do escritório físico e proporcionam experiências complementares ao trabalho em equipe.
Mensagem instantânea
Para garantir alinhamento e consistência, foque na comunicação assíncrona da equipe.
Slack: excelente para conversas entre departamentos, equipes e conversas específicas (threads ou privado). Possui ainda uma ótima usabilidade, interação via emojis, videochamadas e integração com várias outras ferramentas. Esta é a minha preferida! ❤ O Slack é uma ferramenta paga mas você consegue utilizar a versão free com limitação de algumas funcionalidades (exemplo: histórico das conversas).
Microsoft Teams: muito semelhante ao Slack porém é um produto da suite da Microsoft. Não tem a mesma usabilidade e abertura a integração de apps externos quanto o Slack.
Quadro branco virtual
Você nem vai sentir falta de quadro físico ou postits em retrospectivas, sessões de ideação, brainstorming ou discussões técnicas se usar uma dessas ferramentas de apoio:
Mural.co: o facilitador se apaixona por esse! Quadro branco colaborativo onde é possível criar postits, canvas, imagens e modelos prontos de debate. Possui timer e dot voting (possibilidade de votar nos assuntos mais importantes!). Fácil de compartilhar várias pessoas, sem necessidade de fazer login dos participantes. É uma ferramenta paga, porém possibilita usar por 30 dias no trial. Meu quadro preferido! ❤
Miro: ferramenta bem completa, uma das mais usadas atualmente. Pode usar até 3 quadros de forma gratuita. Tem uma certa complexidade no início do uso, na sua adoção.
AWW App: um pouco mais simples que o Mural, também fácil de compartilhar via link e criar desenhos interativos. Free com limitações de features. Foi comprado pelo Miro.
EasyRetro: esta não é bem um quadro branco, mas ajuda muito a organizar as ideias principalmente em retrospectivas. É possível colaborar na criação de cards, dar like ou unlike. Free para até 3 boards.
Google Slides: abra um slide em branco, compartilhe o link com a equipe e aí está! O google permite desenhos, criar figuras e textos. E você vê todos interagindo ao mesmo tempo. Pode ser uma boa saída se você está sem opção de ferramenta e quer algo rápido.
Reuniões
Zoom: muito boa na hora de compartilhar a tela e continuar vendo os participantes, possui várias features complementares. Não encontrei nenhuma tão completa ❤.
Meet: sinto mais dificuldade de performance com ela, além de não ter visão das pessoas enquanto compartilha a tela.
Matrix: escritório virtual onde você vê as pessoas nas salas e simplifica a interação por vídeo. Ferramenta open source criada pela Resultados Digitais. A documentação dele está neste link.
Gestão do trabalho
Trello: é a que uso atualmente, na versão free, na qual dá uma boa visão do fluxo de trabalho! Várias extensões do Chrome auxiliam muito na análise do fluxo como a limitação de trabalho em progresso em uma coluna e visualização de cartas antigas. Pode ser usado na versão free com limitação de powerups conectados ao board e quantidade de boards atrelado a uma organização.
Jira: ferramenta de gestão de projetos, paga, que se conecta a outros produtos da Atlassian. É um pouco mais engessada para modificar fluxos de trabalho se comparada ao trello. A visão de relatórios gerenciais também deixa a desejar porém é bastante usada em empresas de TI. Tive boa adaptação à ela.
Gitlab issue board: GitLab proporciona uma visão de quadro de tickets gerenciados por tag. A grande vantagem é poder deixar tudo vinculado ao repositório de código de quem usa GitLab. Uma barreira que encontrei quando pesquisei essa ferramenta foi a análise das métricas de fluxo.
Métricas de gestão do trabalho
Actionable Agile: Ótimas análises de métricas de fluxo com gráficos, linhas de tendência e simulação de forecast. Ferramenta paga que se integra ao Jira ou Trello. Muito bom, sou fã!
Corrello: Tem um bom compilado das métricas de fluxo e se conecta ao Trello. Não é tão completo quanto o Actionable Agile porém tem um dashboard simples de compartilhar com a equipe.
Jira Flow Companion: Extensão do Chrome que traz gráficos mais simples de fluxo do Jira.
Google Sheets: Na falta de uma ferramenta mais completa, abuse da boa e velha planilha.
Documentação
No modo remoto, a documentação tem o peso um pouco maior, porém não significa que precisa ser densa!
Google Docs: super interativa, fácil acesso, simples de interagir via comentários e edições. O Google arrasa nas ferramentas de colaboração, difícil competir ❤.
Confluence: ferramenta da Atlassian, fica vinculada ao ticket do Jira se você utilizar toda a suite.
Sharepoint/OneDrive: Microsoft tem uma solução semelhante ao Google para colaboração em documentos na nuvem.
Diversão
Que tal se divertir entre uma reunião e outra? E até usar numa retrospectiva para quebrar o gelo e interagir entre a equipe!
Gartic.io: tipo o jogo Imagem & Ação onde o colega desenha e os demais adivinham o desenho. Gera uma pontuação e é super divertido!
Keep talking: jogo que simula a comunicação conturbada e como lidar com ela. A equipe precisa dar orientações para desarmar uma bomba. Porém apenas uma pessoa consegue ver a bomba e manipular ela enquanto os demais tem acesso ao manual da bomba. É possível usá-lo remoto!
E aí, qual você usou e aprovou? Me conta mais aqui :)